5ªfeira, 28 de Outubro, nas 1001 noites: Barolo e Barbaresco de Piemonte

Para dar ordens à natureza, é preciso saber obedecer-lhe.
Francis Bacon

Caros Goliardos,
Esta semana nas 1001 noites teremos vinhos tintos de Piemonte com os míticos Barolos e Barbarescos. Uma região histórica fascinante, com um mosaico diverso de vinhos, com predominância para um estilo clássico, com vinhos tintos estruturados, elegantes e com grande capacidade de envelhecimento.
Em Julho no Vinho ao Vivo, os produtores Roagna e Rinaldi foram para muitos dos presentes A grande revelação, e portanto aqui vai uma sessão dedicada a eles, que deixaram saudades.

Provaremos 5 vinhos tintos às cegas, Barolos e Barbarescos, com petiscos italianos especiais para a ocasião. Escusamos de dizer que vai ser de se chorar por mais.
Temos um número limitado de lugares, por isso a corrida está lançada!

Cumprimentos goliárdicos,
Sílvia e Nadir

Região com produção rica de diferentes vinhos

Situada no pé dos Alpes (Pie-monte), com Turin como capital, esta região tem influência montanhosa, clima fresco no Inverno e seco no Verão com entrada de correntes quentes do Golfo de Génova, com fortes neblinas que dão o nome à casta típica da região: nebbiolo.

A região foi desenvolvida essencialmente na segunda metade do séc. XIX. O primeiro vinho feito com a casta tradicional da zona foi feito por iniciativa de Camillo Cavour, considerado o pai da unida nacional.

VINHOS
Piemonte produz uma gama variada de vinhos, incluindo:

Tinto Barolo (considerado o grande vinho da região), feito a partir da casta taninosa Nebbiolo
Tinto Barbaresco, igualmente feito a partir de Nebbiolo
Tinto Barbera, vinho frutado e consistente
Tinto Dolcetto considerado um vinho leve, floral e elegante
Vinhos de sobremesa, incluindo o Moscato d’Asti, feito a partir da casta Moscatel

Produtores que estarão à prova

RINALDI, Barolo
Beppe Rinaldi é uma referência incontornável para os apaixonados do Barolo, não apenas pela singularidade dos seus vinhos mas igualmente pela poesia de vida que transmite, com uma presença teatral subtil num tom ausente, uma reflexão sensível que se vai libertando na conversa e no copo. Com 7 ha de vinhas, dos quais 4 são dedicados ao Nebbiolo da Denominação de origem Barolo, esta quinta que produz apenas 30.000 garrafas é um mito para os amantes de vinho. Beppe, adepto radical dum Barolo clássico, não admite cascos de carvalho e vinifica os seus vinhos em tonéis grandes de carvalho da Eslovénia com macerações muito longas. Os seus vinhos revelam com o envelhecimento a sua raça e não gosta das palavras “frutado” e “pronto”: costuma dizer “gostaria que os meus vinhos nunca estivessem prontos…”. A sua adega é uma biblioteca de garrafas de todos os vinhedos onde passou e dos amigos com quem partilha a paixão dum vinho que não seja demasiado prosaico, com poltronas feitas de madeira de pipas, onde se lê uma placa “o melhor uso da barrica”.
Marta Rinaldi, a filha, é a nova geração dos Rinaldi, estudou Enologia em Alba no Piemonte antes de retornar à quinta familiar para trabalhar com o seu pai.
Esteve presente no Vinho ao Vivo e deixou saudades.

ROAGNA, Barbaresco e Barolo
Luca Roagna e o seu pai Alfredo têm 10 ha de vinhas essencialmente na zona de Barbaresco onde está situada a adega (Opera prima, DOC Barbaresco Pajé), Castiglione Falletto (Barolo La Pira e La Rocca) e Serralunga d’Alba (Barolo Vigna Rionda), além de vinhos com Dolcetto, Barbera e um pouco de branco a base de Chardonnay e Nebbiolo. Luca representa a 5ª geração de produtores na família que iniciou a actividade vinhateira em meados do século XIX. As vinhas têm uma forte vitalidade, nunca tendo sido tratadas com herbicidas e pesticidas, como foi comum nos anos 70 e 80. Na quinta procuram vinhos de terroir separando cada parcela e vinificando consoante a idade das vinhas e as características de cada terreno com macerações entre 30 e 100 dias para os “crus” com mais potencial. São vinhos de gastronomia e de guarda como os do amigo Rinaldi. Esta quinta simboliza o respeito pela tradição aproveitando o dinamismo que cada nova geração para impulsionar no andamento da produção e no apuramento da excelência.

Quando? 5ªfeira, dia 28 de Outubro, das 19h30 às 21h30
Onde? Na garrafeira/bar de vinhos Os Goliardos, junto à praça da Alegria em Lisboa
Quanto? 25 euros por pessoa
O que inclui? Sessão animada e pedagógica sobre o tema, vinhos às cegas e petiscos a condizer para não se engolir em seco!
Como faço a minha reserva? Basta enviar um e-mail para info@osgoliardos.com com nomes dos interessados em participar. Temos um número limite de lugares por isso não percam tempo a fazer a reserva!

www.osgoliardos.com
Rua da Mãe d’Água, nº9, 1250-154 Lisboa
Tel/fax: (+) 351 21 346 21 56
Nadir Bensmail: (+) 351 96 20 22 24 2
Sílvia Mourão Bastos: (+) 351 96 888 15 30

Produto adicionado com sucesso.