Juan Diez Bulnes decidiu recentemente fazer vinhos honestos e de qualidade com as vinhas que o seu avô, Vincente Alvarez-Villamil, um médico visionário plantou quando comprou a quinta em 1923. Estamos ao pé da Serra de Gredos, em San Martin de Valdeiglesias, no Sudoeste de Madrid, uma região vitícola por desvendar. Marc Isart é o enólogo responsável e, com o apoio de Raul Perez, cultiva os 35 ha de vinhas velhas de castas Garnacha, Albillo, Moscatel de Grano Menudo e Tinta Morenillo. A viticultura respeita o terroir e procura realçar as expressões de cada parcela, com práticas ecológicas e biodinâmicas. Os vinhos Navaherreros e Cantocuerdas são vinhos de lote e 3 parcelas são escolhidas para elaborar vinhos tintos de “finca” : Arroyo del Tórtolas, parcela de solo granítico exposta a Norte com uma idade média de 65 anos e uma altitude de 800 metros, “Carril del Rey”, uma vinha de 80 anos exposta a Sul no solo granítico um pouco mais profundo e “Viña Bonita” uma parcela de 80 anos situada na parte acima da encosta num solo granítico mais compacto que os precedentes numa altitude de 700 metros. Marc Isart explora com paixão e exigência o potencial desta zona, viaja noutros vinhedos para progredir e entender ainda melhor o seu vinhedo. Transmite sonho e consistência, numa abordagem franca e estimulante, num projecto pioneiro que merece toda a nossa atenção.
Navaherreros tinto 2009, Tinto
Para Marc Isart, este vinho representa a essência de San martin de Valdeiglesias, por ser um vinho de lote de diferentes parcelas, com solos e microclimas variados. As vinhas de Garnacha têm entre 40 e 80 anos. Nariz a frutos vermelhos macerados, toques de ervas secas, boca rica, mas onde o álcool consegue não dominar, bela complexidade aromática e sensação de vinho forte e aéreo ao mesmo tempo.
Arroyo del Tórtolas 2009, Tinto
Nome duma vinha que se situa numa encosta exposta a Norte, com uma idade média de 65 anos num solo granítico. Esta vinha é uma das 1ªs a amadurecer, dando um vinho amplo com sensação delicada e prolongada.
Cantocuerdas blanco 2009, Branco
Feito com casta Albillo, típica da Serra de Gredos. Naturalmente quando bem madura, dá uma textura espessa ao vinho e com aromas secos. Vinificado em madeira. Aconselhamos este branco com pratos mais densos e espessos, no fim do verão.
Navaherreros blanco 2009, Branco
Branco feito com as castas autóctones Albillo e Macabeu, fermentadas em barricas de 500 e 600 litros de forma a oxigenar o vinho sem o marcar excessivamente pela madeira. Nariz a ervas secas, infusão de ervas, maçã e ginja, tem uma boca gorda, sensação calorosa mas sem peso, num conjunto rico, equilibrado e com mineralidade.
Os Vinhos de Bernabeleva são importados e comercializados pelos Goliardos. Os preços encontram-se disponíveis na nossa página Os Vinhos do site. Qualquer questão, basta enviar um mail para info@osgoliardos.com