O vinhedo do Vale do Ródano setentrional está situado entre as cidades de Vienne e Valence, numa latitude meridional mas num clima ainda continental, com verões quentes e invernos frios. As vinhas são plantadas em encostas íngremes de granito na zona de Saint-Joseph e Côte Rôtie, em solos argilo-calcários e aluviões pedregosas na nas denominações Crozes Hermitage e Brézème (margem esquerda) e num misto de granito e de argilo-calcário no cru Hermitage.
Estas condições climatéricas e geológicas fazem com que só a casta Syrah seja cultivada para produzir os tintos. Os Romanos apreciam esta casta com um bago pequeno (que faz chama-la Petite Syrah), de cor preta, violácea, rica em taninos, floral e frutada. Frequentemente, desenvolve nesta zona toques de violeta, frutos do bosque do tipo cassis, mirtilio e toques de carne. Os aromas a pimenta distinguem a syrah setentrional.
A expressão fina da Syrah setentrional ilustra a teoria segundo a qual as castas oferecem as melhores expressões quando plantadas no limite norte do seu cultivo.
Iremos provar vinhos de que produtores? Mmm Gonon, Eric Texier, Entrefaux….
Quando? 22 de Outubro, 5ªfeira, às 19h00
Onde? No Café Tati, Rua da Ribeira Nova, 36, junto ao Cais do Sodré, em Lisboa
Como funciona? As 1001 noites são uma sessão sentada e em grupo (entre 10 e 20 pessoas), com apresentação do tema e prova em conjunto, num tom animado, informal e pedagógico
Quanto? 20 euros por participante
O que inclui? 5 vinhos dentro do tema, petiscos à acompanhar, e uma sessão pedagógica e animada sobre o tema
Como fazer a minha reserva? Basta enviar um e-mail com o nome dos interessados para info@osgoliardos.com. Os lugares são limitados, a marcação é obrigatória. Caso venha como última sessão do curso para bebutantes, queira indicá-lo.