30 de Janeiro, 6ª feira
Situada em França junto à costa Atlântica, a região de Bordéus deve o seu desenvolvimento essencialmente aos Holandeses e aos Ingleses e só mais tarde à influência crescente da burguesia comercial ligada aos donos aristocráticos dos “châteaux”. No séc. XIX e XX, tornou-se a região mais cobiçada e copiada do Mundo.
É difícil conhecer Bordéus com profundidade. De todas as regiões que até agora visitámos, Bordéus é sem dúvida a que apresenta mais contrastes, com camponeses simples e grandes famílias nobres, com o pior e o melhor do vinho.
No seu conjunto, os vinhos de Bordéus são taninosos, vivos, elegantes, austeros e de guarda. No geral, difíceis de apreciar pelo público em Portugal.
Com 100 000 hectares de vinha e 57 Denominações de Origem, Bordéus é composto por múltiplos estilos.
Existem sub-regiões de Bordéus definidas pela sua localização: Medoc, Graves, Libournais, Entre-deux-mers. Mas o que define cada uma das sub-regiões? Quais as suas características distintivas?
Iremos provar vinhos de gama alta de Bordéus, cada um exprimindo um estilo diferente dentro de Bordéus. Não são vinhos fáceis para quem está a começar a descobrir o vinho, exigem abertura e curiosidade. Para quem tem vontade de aprofundar o seu conhecimento sobre Bordéus, esta vai ser a ocasião.
Nick Delaforce
Enólogo da Niepoort, braço direito de Dirk Niepoort, Nick Delaforce é o enólogo responsável por Vale Mendiz, onde são feitos os vinhos do Porto bem como o vinho Charme que dispensa apresentações. Discreto, exigente nas suas escolhas, de contacto simples e afável, Nick Delaforce propôs comentar vinhos de Bordéus.
Ele estará connosco para comentar os vinhos provados às cegas e contribuir com o seu conhecimento e experiência para descobrir as sub-regiões de Bordéus. Com um humor britânico.
Quando? 6ª feira, 30 de Janeiro, das 19h30 às 21h30
Onde? Na garrafeira/bar de vinhos Os Goliardos, junto à praça da Alegria em Lisboa
Quanto? 15 euros por pessoa, a pagar no momento da inscrição.
O que inclui? vinhos provados às cegas, entradas a acompanhar (tipo queijos, enchidos, tortilha), e uma sessão animada e pedagógica sobre a região.
Como me inscrevo? Basta enviar um e-mail com nomes dos interessados em melhor conhecer os vinhos de Bordéus.