Data da prova: Sexta-feira, 20 de Junho, das 19h30 e às 21h30
Tínhamos falado em prova de Bordéus mas as greves das transportadoras não deixaram chegar os preciosos Bordéus a horas da prova. Por isso, temos uma alternativa aliciante: Prova de vinhos da região espanhola da RIOJA com o produtor convidado Mateus Nicolau de Almeida.
TEMA: RIOJA
Região mítica, situada nas encostas dos montes Cantábricos, teve o seu grande desenvolvimento a partir do séc. XVI, inspirada pelo modelo de Bordéus, mesmo ali ao lado. Conhecida pelos tradicionais vinhos com estágio muito longo em barrica bebidos com bastante idade, a Rioja começa agora a apresentar vinhos numa linha mais moderna. Iremos provar a linha clássica e a linha moderna e provar que ambos valem a pena.
PRODUTOR CONVIDADO: MATEUS NICOLAU DE ALMEIDA
O Mateus Nicolau de Almeida é produtor no Douro Superior, para os lados de Foz Côa. O vinho está-lhe no sangue, e não deve ter sido por comer sopas de cavalo cansado ao pequeno-almoço: é neto do célebre Fernando Nicolau de Almeida, criador do Barca Velha, e filho do João Nicolau de Almeida responsável pelos vinhos Ramos Pinto e Duas Quintas. Podia ficar à sombra do nome, mas os vinhos que fez no pouco tempo que tem de produtor já deram para provar que tem projectos e ideias consistentes sobre como fazer um vinho elegante e com personalidade. Quem esteve na prova de vinhos do Douro Superior deve recordar-se do sucesso do Muxagat branco e tinto que provámos. Nós estivemos com ele e voltámos com a alma cheia de bons vinhos e boas conversas. A Rioja é a região de origem da sua mulher Teresa, enóloga da Ramos Pinto, por isso está bem dentro do tema. De presença informal e calorosa, com conhecimento profundo do mundo do vinho, o Mateus vai com certeza animar a noite de sexta de forma marcante.